quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Programa 5S ou Processo 8´S

O Programa 5S foi desenvolvido no JAPÂO, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA, com o intuito de recuperar as empresas e,conseqüentemente, o País que se encontrava extremamente vulnerável no pós-guerra. A Partir desse momento, mostrou-se uma ferramenta tão poderosa, e simples, que passou a ser adotada por outros países, sendo utilizada até os dias de hoje. Nesse intercâmbio internacional e ferramenta passou a sofrer melhorias, ou seja a evoluir. Uma dessas melhorias foi a mudança de programa para processo.
PORQUE PROCESSO?
É importante estar diferenciando processo de programa par o poder se definir a abrangência da ferramenta. Programa tem início, meio e fim, portanto, tem vida útil limitada, os programas vêm e vão, é transitório, sendo importante para necessidades imediatas e urgentes. Mas se é necessária uma mudança de cultura na empresa, então é necessária a implantação de um processo, não tem fim apenas início. O processo traz envolvimento da organização como um todo,agindo na cultura e passando, com o tempo, a se manter automaticamente. Um processo pode ser melhorado, tendo a tendência de contínuo aperfeiçoamento.
5S ou 8´S, outra melhoria significativa foi inclusão de três "S", partindo dos 5S originais e chegando assim aos 8´S mencionados. Ficando a composição atual de acordo com a figura abaixo.

OS 8 SENSOS seguindo a estrela de cima e em sentido horário, apresentamos os sensos. os quais damos um breve conceito de cada.

  1. SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Manter o seu local de trabalho o que realmente precisa e usa, na quantidade certa. Descartando tudo aquilo que não tem utilidade.
  2. SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO
    Definir um lugar para cada coisa,identificando e padronizando todas as coisas. Colocar tudo em ordem .Definindo um lugar para cada item. Identificar e padronizar por meio de etiquetas,cores,palavras-chaves,etc.
  3. SEISON - SENSO DE LIMPEZA
    Eliminar todo e qualquer traço de sujeira do ambiente de trabalho e d si próprio. Manter as ferramentas. máquinas e equipamentos limpos.
  4. SEIKETSU - SENSO DE HIGIENE/SAÚDE
    Manter as condições de trabalho físicas e mentais, favoráveis à saúde, segurança e apresentação pessoal. Manter hábitos de higiene pessoal e cuidar do meio ambiente.
  5. SHIKARI YARO - SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO
    Estabelecer e manter um objetivo comum, desenvolver trabalhos em equipe, com confiança e respeito mútuo. Requer participação e união de todos. Motivação, liderança e comunicação são itens muito importantes.
  6. SHIDO - SENSO DE CAPACITAÇÃO
    Aperfeiçoamento da formação profissional pela capacitação, educação e treinamento, visando qualificar o profissional e sua evolução como ser humano.
  7. SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA
    É o combate aos desperdícios administrando da melhor forma os recurso de quando os demais " S" estiverem de mudanças e melhorias.
  8. SHITSUKE - SENSO DE AUTO DISCIPLINA
    Reeducar nossas atitudes, fazendo dos 8´S um hábito, passando a ser um modo de vida, tornando automático o seu uso. Inclui a obediência às normas e procedimentos vigentes.
Como podemos perceber, são conceitos simples e com grande índice de sucesso por mais de 50 anos, o segredo está na mudança comportamental, sendo que as lideranças devem agir como catalisadoras na sua implantação agindo como verdadeiros multiplicadores atitudinais, onde o principal é usar as atitudes e ações como exemplo em concordância com o discurso. Para encerrar, constatamos que os resultados obtidos por coincidência, também, iniciam com "S", a saber: Satisfação dos empresários e acionistas pela redução dos custos, Satisfação dos trabalhadores pela melhor qualidade de vida e Segurança do trabalho e saúde ocupacional pela melhoria das condições ambientais.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PDCA

O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.

O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistema de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, segurança do trabalho, engenharia,
etc...).

O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.

Os passos são os seguintes:

  • Plan (planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atingimentos dos resultados;
  • Do (execução) : realizar, executar as atividades;
  • Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamenteos resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios;
  • Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

Há dois tipos de metas:

Metas para manter;
Metas para melhorar;

Metas para manter
Exemplos de metas para manter: Atender ao telefone sempre antes do terceiro sinal. Estas metas podem também ser chamadas de "metas padrão". Teríamos, então,qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc.
O plano para se atingir a meta padrão é o Procedimento Operacional Padrão (POP). O conjunto de procedimentos operacionais padrão é o próprio planejamento operacional da empresa.
O PDCA utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nível desejado, pode então ser chamado de SDCA (S de standard).

Metas para melhorar
Exemplos de metas para melhorar: Reduzir o desperdício em 100 unidades para 90 unidades em um mês ou Aumentar a produtividade em 15% até dezembro.
De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a "maneira de trabalhar" deve ser modificada; por exemplo, uma ação possível seria modificar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

sábado, 6 de outubro de 2007

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

A Função do Auxiliar de Enfermagem do Trabalho
  • Desempenha tarefas similares às que realiza o auxiliar de enfermagem, em geral, porém atua em dependências de fábricas, indústrias ou outros estabelecimentos que justifiquem sua presença.