quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Programa 5S ou Processo 8´S

O Programa 5S foi desenvolvido no JAPÂO, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA, com o intuito de recuperar as empresas e,conseqüentemente, o País que se encontrava extremamente vulnerável no pós-guerra. A Partir desse momento, mostrou-se uma ferramenta tão poderosa, e simples, que passou a ser adotada por outros países, sendo utilizada até os dias de hoje. Nesse intercâmbio internacional e ferramenta passou a sofrer melhorias, ou seja a evoluir. Uma dessas melhorias foi a mudança de programa para processo.
PORQUE PROCESSO?
É importante estar diferenciando processo de programa par o poder se definir a abrangência da ferramenta. Programa tem início, meio e fim, portanto, tem vida útil limitada, os programas vêm e vão, é transitório, sendo importante para necessidades imediatas e urgentes. Mas se é necessária uma mudança de cultura na empresa, então é necessária a implantação de um processo, não tem fim apenas início. O processo traz envolvimento da organização como um todo,agindo na cultura e passando, com o tempo, a se manter automaticamente. Um processo pode ser melhorado, tendo a tendência de contínuo aperfeiçoamento.
5S ou 8´S, outra melhoria significativa foi inclusão de três "S", partindo dos 5S originais e chegando assim aos 8´S mencionados. Ficando a composição atual de acordo com a figura abaixo.

OS 8 SENSOS seguindo a estrela de cima e em sentido horário, apresentamos os sensos. os quais damos um breve conceito de cada.

  1. SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Manter o seu local de trabalho o que realmente precisa e usa, na quantidade certa. Descartando tudo aquilo que não tem utilidade.
  2. SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO
    Definir um lugar para cada coisa,identificando e padronizando todas as coisas. Colocar tudo em ordem .Definindo um lugar para cada item. Identificar e padronizar por meio de etiquetas,cores,palavras-chaves,etc.
  3. SEISON - SENSO DE LIMPEZA
    Eliminar todo e qualquer traço de sujeira do ambiente de trabalho e d si próprio. Manter as ferramentas. máquinas e equipamentos limpos.
  4. SEIKETSU - SENSO DE HIGIENE/SAÚDE
    Manter as condições de trabalho físicas e mentais, favoráveis à saúde, segurança e apresentação pessoal. Manter hábitos de higiene pessoal e cuidar do meio ambiente.
  5. SHIKARI YARO - SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO
    Estabelecer e manter um objetivo comum, desenvolver trabalhos em equipe, com confiança e respeito mútuo. Requer participação e união de todos. Motivação, liderança e comunicação são itens muito importantes.
  6. SHIDO - SENSO DE CAPACITAÇÃO
    Aperfeiçoamento da formação profissional pela capacitação, educação e treinamento, visando qualificar o profissional e sua evolução como ser humano.
  7. SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA
    É o combate aos desperdícios administrando da melhor forma os recurso de quando os demais " S" estiverem de mudanças e melhorias.
  8. SHITSUKE - SENSO DE AUTO DISCIPLINA
    Reeducar nossas atitudes, fazendo dos 8´S um hábito, passando a ser um modo de vida, tornando automático o seu uso. Inclui a obediência às normas e procedimentos vigentes.
Como podemos perceber, são conceitos simples e com grande índice de sucesso por mais de 50 anos, o segredo está na mudança comportamental, sendo que as lideranças devem agir como catalisadoras na sua implantação agindo como verdadeiros multiplicadores atitudinais, onde o principal é usar as atitudes e ações como exemplo em concordância com o discurso. Para encerrar, constatamos que os resultados obtidos por coincidência, também, iniciam com "S", a saber: Satisfação dos empresários e acionistas pela redução dos custos, Satisfação dos trabalhadores pela melhor qualidade de vida e Segurança do trabalho e saúde ocupacional pela melhoria das condições ambientais.

Nenhum comentário: